sábado, 7 de abril de 2018

Tópico 4 - testes Ethernet shield

Hoje testei alguns códigos, e através de um roteador WI-FI, consegui fazer a ligação do Arduíno com internet shield com o computador.

Utilizei um roteador WI-FI tp-link modelo TL-WR740n um Arduíno Mega 2560 compatível.

O roteador não tem configuração nenhuma especifica, somente configurado com o DHCP habilitado para gerar IP, assim é possível o acesso via Ethernet . O navegador acessa o ip configurado no código do Arduíno, que no meu caso é 192.168.0.101

 Explicando o código:
 Na figura 1 destacado em vermelho, esta a inclusão da biblioteca Ethernet.h responsável por fazer a interação do Ethernet Shield com o Arduíno, e abaixo esta os comentários do código, linhas que não são compiladas pelo Arduíno, servem somente para explicar o código.

Figura 1: Por Jose Eduardo Ribeiro
  Na figura 2, tem a linha byte mac[] e a linha byte ip[], responsáveis por definir um MACe um IP para a placa Ethernet do Arduíno. A linha abaixo EthernetServer serve para definir uma porta de acesso, neste caso esta definido a porta 80, padrão.
Figura 2: Por Jose Eduardo Ribeiro
Na figura 3 está sendo declarada as variáveis, do tipo String, int e char que usaremos no decorrer do código.
  - readString é uma variável do tipo String responsável por ler os comandos dado pelo usuário ao navegador, que por sua vez passa para o Arduíno.
  - as variáveis do tipo int estão setando cada variável á um pino digital do Arduíno, por exemplo salajantar esta utilizando a porta 22 do Arduíno, e a variável area também do tipo int esta setando no ino 25 do Arduíno.
  - a variável leitura do tipo char é onde vai ser armazenado o conteúdo lido pela readString, então já declaramos no inicio do código.
Figura 3: Por Jose Eduardo Ribeiro

Código completo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arduino + DHT11 + ethernet shield

Automação parcialmente funcionando! Integrei um sensor de temperatura DHT11, responsável por mostrar temperatura e umidade do ambiente. ...